O CONSELHEIRO

Colegas,

Volto ao contato com a Classe, em busca de conquistar um assento no Conselho Superior da nossa Instituição.
Refutei fazer apresentação biográfica porque no curso destes 27 (vinte e sete) anos todos, até os que chegaram à Defensoria Pública da Bahia no penúltimo concurso, me conhecem e têm uma posição com a minha pessoa.
Este espaço destina-se, efetivamente, no primeiro momento, à atual Campanha para o Conselho Superior, pelo biênio 2011/13. Todavia, não será de vida restrita a este período. Em sendo eleito, ele se transformará no canal em que os Colegas poderão se comunicar com o seu representante no Órgão Máximo da nossa Instituição, permitindo, que a magnitude da função esteja próxima daqueles que dão nobreza à Carreira, diária, exaustiva e incansavelmente.
Saibam, quando escolhi as palavras que sintetizam minha candidatura nesta campanha, que optei por expressões que refletissem meu caráter, minha visão da nossa função e minha atuação nela. Independência. Firmeza e Competência.
Desatrelado de grupos, guetos ou movimentos. Sou meu porta-voz, apenas seguindo, como o dizer do poeta Fernando Pessoa “Pode ser que me guie uma ilusão; a consciência, porém é meu guia” marco meu existir pessoal e profissional, efetivamente, pela Independência.
Viver na Defensoria Pública do Estado da Bahia, nestes 27 anos, conhecendo todos os tons, de todos os momentos que presenciei, não me arrependo de ter e estar sempre firme, apesar de ter cometido erros.
E, na competência, para cumprir o meu múnus com a sociedade – verdadeira destinatária das nossas ações funcionais – porque ela merece conhecer, utilizar, experimentar, confiar e acreditar numa Instituição parceira em prol de suas garantias fundamentais contra o Estado opressor que detemos. Não tenho dúvidas que fui competente nos 20 anos como Defensor Público da 2ª. Vara do Júri da Capital.
Felizmente teremos mais uma eleição democrática dentro da Defensoria Pública da Bahia e com um elenco de candidatos de respeitabilidades indiscutíveis. Sou um candidato e busco contribuir para a Classe e a Carreira com um Conselho Superior marcado pela independência, firmeza e competência.

Obrigado

Raul Palmeira